Estudante cria sachê que torna leite adequado a intolerantes à lactose

Com a ideia, Maria Valoto tornou-se finalista de feira de ciências do Google. Proposta é fazer produto barato, para o maior número de pessoas possível.

0
308
Sachê produto sem lactose
CPT - Centro de Produções Técnicas

A estudante paranaense Maria Vitória Valoto, de 16 anos, criou um produto que pode mudar a vida dos intolerantes à lactose. Com um projeto científico, ela desenvolveu um sachê que torna o leite comum adequado para o consumo daqueles que sofrem da condição.

A ideia inicial surgiu de pesquisadores da universidade Unopar, de Londrina, e foi aprimorada pela adolescente junto com a ajuda de seus professores. O produto chamou a atenção de diversas empresas e o Google anunciou o projeto como finalista de sua feira internacional de ciências.

A premiação está marcada para setembro de 2016, na sede da empresa, na Califórnia. A capsula do sachê armazena a enzima lactase, substância que “quebra” a lactose (e isso é justamente o que falta no organismo dos intolerantes, provocando alergias ao leite ou a produtos derivados dele). Contudo, o consumo não é imediato: para usá-la, é preciso colocar no leite e esperar até cinco horar para poder consumir o líquido sem lactose. A diferença da cápsula em comparação aos outros produtos já existentes, é não é necessário ingerir nenhum medicamento ou até mesmo comprar produtos sem lactose, a pessoa só precisa comprar as cápsulas e um leite comum.

A estudante acredita na simplicidade do processo e pensa em ajudar quem mais precisa, por isso ela criou um produto buscando atingir um grande número de pessoas, de todas as classes sociais. A jovem pesquisadora cursa o 2º ano do ensino médio e já pensa em empregar a ciência em sua profissão. Para ela, a ciência é fundamental para a sociedade, capaz de transformar a vida de diversas pessoas.

O que é Intolerância à lactose?

A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. A intolerância à lactose acontece como consequência de um outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária de da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.

Deixe uma resposta