Batalha dos alimentos: iogurte versus bebida láctea

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As embalagens do iogurte e da bebida láctea são tão parecidas que chegam a nos confundir. E às vezes parece que são só os nomes que se diferem.

CPT - Centro de Produções Técnicas

As embalagens do iogurte e da bebida láctea são tão parecidas que chegam a nos confundir. E às vezes parece que são só os nomes que se diferem. E não é pra menos, um é a versão diluída do outro! Isso os torna diferentes na consistência e nos valores nutricionais! Mas, qual é melhor para a dieta? Para não haver mais dúvidas resolvi trazê-los para a Batalha dos Alimentos!

Para começar, precisamos entender seus ingredientes. Enquanto o iogurte é leite coagulado, fermentado por bactérias (Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus), a bebida láctea é uma versão diluída do iogurte, onde o leite coagulado é diluído em soro de leite, um subproduto da fabricação de queijo.

No caso dos produtos com sabor há a adição de outros ingredientes, como amido, fermento, xarope de açúcar, conservantes e preparado de frutas. Sendo que devem ficar dentro da seguinte norma: bebida láctea pode ter até 49% de derivados não lácteos, o iogurte pode ter no máximo 30%!

Então, no caso de nutrientes, principalmente nos produtos com sabor, pode haver diferenças de acordo com as marcas.

Para a dieta de emagrecimento a bebida láctea é menos calórica, aliás, como é a versão diluída do iogurte, tem menos em tudo, inclusive em fibras e lactobacilos. Podendo deixar a desejar nos valores nutricionais. Então, a escolha fica ao critério de vocês!

Ambos, se forem consumidos em equilíbrio, não fazem mal para a saúde. Muito pelo contrário, o iogurte (diluído ou não) tende a auxiliar mais no sistema digestivo e na flora intestinal.

Confiram a tabelinha com o resumex das informações! Como é bem difícil encontrar bebida láctea sem adição de sabor, escolhi dois produtos com polpa de pêssego.

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